Área Restrita  |

Sumário Executivo

A Web é o fenômeno de mídia mais importante e revolucionário desde a invenção da imprensa por Gutenberg no século XV. A grande contribuição da Web é a democratização da produção mundial de informação e de conhecimento, até então monopólio de uns poucos agentes que controlavam o que poderia ser editado e distribuído, como as editoras e os jornais. Com o advento da Web, qualquer pessoa com acesso a um servidor Web pode produzir conteúdo que fica imediatamente acessível por meio de hyperlinks e das máquinas de busca. Esse fenômeno ficou mais evidente com o surgimento de novos serviços na Web tais como YouTube, Facebook, Orkut, Flickr, que tornam as tarefas de produção e publicação de conteúdo multimídia digital muito mais fácil. Isso tem levado a uma interação mais intensa entre os usuários da Web por meio de redes sociais online, um fenômeno social sobre o qual ainda se conhece muito pouco.

Para estudar os diversos fenômenos relacionados com a Web foi criado o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Web (InWeb). O objetivo do Instituto é desenvolver modelos, algoritmos e novas tecnologias que permitam aumentar a integração da Web com a sociedade, tornando mais efetiva e mais segura a distribuição de informação, e mais eficazes e eficientes os seus serviços, de forma a proporcionar um vetor de mudanças sociais e econômicas no País. O programa do Instituto compreende atividades relacionadas à pesquisa, à formação de recursos humanos e à transferência de conhecimento para a sociedade e para o setor empresarial.

Dada a escala exponencial de crescimento da Web, o surgimento de novas aplicações e serviços está limitado por aspectos de infra-estrutura de software e de hardware. Portanto, o estudo dos diversos aspectos que envolvem a Web extrapola as atividades tradicionais de geração de conteúdo e criação de novos serviços, demandando o desenvolvimento de novas tecnologias que permeiam as suas diversas camadas bem como o entendimento da sociedade que utiliza os seus recursos. Na nossa proposta relacionada às atividades de pesquisa, partimos de uma visão unificada da Web como sendo constituída de três camadas interdependentes de redes de relacionamentos complexas e dinâmicas pelas quais a informação flui e é disseminada. A camada constituída pelas interações sociais proporcionadas pela Web cria demandas sobre a camada de serviços por meio dos quais estas interações são realizadas. A camada de serviços, por sua vez, impõe demandas adicionais sobre a camada de infra-estrutura da Web. Essas três camadas de redes compreendem um conjunto de interações entre pessoas, objetos informacionais, serviços e componentes de software e hardware.

A nossa proposta de pesquisa pretende contribuir com resultados inéditos nas três camadas de redes citadas. Para tal, pretendemos trabalhar e desenvolver soluções para três grandes desafios identificados a partir dessa visão unificada da Web: (i) Identificação, caracterização e modelagem de interesses e padrões de comportamento das pessoas na Web e das redes estabelecidas entre elas; (ii) Tratamento da informação que circula pelas diversas redes da Web, considerando as atividades de coleta, extração e processamento da informação; (iii) Entrega da informação de forma satisfatória e independente de tempo e localização geográfica.

Na nossa proposta relacionada à formação de recursos humanos, pretendemos formar um número expressivo de doutores, mestres e graduados. Consideramos a formação desses profissionais e pesquisadores como um dos principais resultados da proposta, pois abrirá grandes possibilidades de desenvolvimento da área no futuro. As instituições participantes incluem um programas de pósgraduação em Ciência da Computação nível 7 na Capes (UFMG), um programa nível 6 (UFRGS) e um programa nível 4 (UFAM), além de um grupo emergente associado a um programa de mestrado em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET/MG), formando um grupo de pesquisadores capacitado para a formação de recursos humanos de alto nível. Além disso, participam deste projeto diversos recém-doutores com bolsas de pós-doutorado de agências de fomento. Pretendemos também implantar programas de residência em Tecnologia Web, com temas adaptados às necessidades da indústria, onde profissionais da área de Computação receberão um treinamento específico em áreas avançadas de competência do Instituto. Com relação ao aspecto de disseminação do conhecimento, pretendemos organizar Escolas de Verão sobre temas da Web com alunos do Ensino Médio e de outros cursos de graduação, com o objetivo de divulgar os novos conhecimentos gerados e atrair novos alunos para a área de Ciência da Computação.

Na nossa proposta relacionada à transferência de conhecimentos para a sociedade e para o setor empresarial, consideramos a geração de conhecimento e o domínio de tecnologia de ponta em áreas relacionadas à Web e a Redes Complexas de grande importância social e econômica para o país. O desenvolvimento de competência nacional nessas áreas cria um mercado para sistemas que permitam a utilização de informação valiosa que ocorre em grande volume nos sites da Web, podendo gerar um fator de desenvolvimento econômico e social e de posicionamento estratégico do país no contexto global. Como em projetos anteriores executados por integrantes da equipe deste projeto, esperamos que novas oportunidades se abram para criação de empresas de tecnologia de ponta, como ocorreu nos casos da Miner Technology Group e da Akwan Information Technologies (adquirida pela Google em 2005).

O InWeb está calcado em uma equipe multi-institucional de excelência e com competência comprovada para lidar com problemas relacionados à Web. Esta equipe já conta com numerosas colaborações e projetos em comum ao longo dos anos. A formação do Instituto ora proposto é um passo natural no sentido de consolidar e formalizar efetivamente colaborações já existentes que, pela intensidade e qualidade já verificadas, formam uma unidade coerente e capacitada para o alcance dos objetivos propostos. You get a bunch of cash every observe this here time you show up at the alley, and have to pay a tiny amount every time you play, but you can’t bet, and you don’t earn cash for winning a shoot-out or a standard game

Copyright © 2010 InWeb - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web - Todos os direitos reservados.
XHTML 1.1 OKXHTML 1.1 CSS 2.1 OKCSS 2.1 razz