Área Restrita  |

Web em 3 Camadas

O InWeb vê a Web como um sistema composto de múltiplas camadas de redes complexas dinâmicas e interdependentes, pelas quais a informação flui e é disseminada. A pesquisa do InWeb está foca nas camadas de interação, serviços e infra-estrutura.

O processo de disseminação de informação é iniciado na camada de interação, onde as pessoas utilizam os serviços da Web para interagir e trocar conteúdo, produzindo e consumindo informação, e formando diversas redes de relacionamentos sociais. A camada de serviços é formada também por múltiplas redes uma vez que o conteúdo disponibilizado e materializado é potencialmente interconectado por meio de hyperlinks. Por exemplo, uma página no serviço YouTube pode conter links para serviços de blogs, sites de notícias (por exemplo, CNN) e outros serviços (por exemplo, Google). Além disto, cada serviço pode ser representado por uma rede de componentes de software incluindo servidores HTTP, servidores de aplicação e servidores de banco de dados. Por fim, a camada de infra-estrutura é composta pela infra-estrutura de rede de comunicação, incluindo não somente o hardware, mas também os componentes de software tais como protocolos para arquiteturas Peer-to-Peer (P2P) [2] e grades computacionais [60].

Todas essas redes são dinâmicas, evoluindo com o tempo em resposta a como os pessoas se comportam, a falhas (propositais ou não) em componentes de software e hardware e à disponibilização de novos serviços e conteúdo. Além disto, elas são interdependentes, uma vez que alterações em qualquer camada podem causar impacto significativo nas demais. Por exemplo, a disponibilização de novos serviços tais como YouTube e Facebook (camada de serviços) levou ao surgimento de novos padrões de interação entre as pessoas, fomentando o estabelecimento de redes de relacionamentos baseadas em interesses (camada de interação). Como outro exemplo, a demanda cada vez maior das pessoas (camada de interação), distribuídas geograficamente, por serviços (camada de serviços) escaláveis, levou à popularização de arquiteturas descentralizadas (P2P e grades) como plataformas de implantação (camada de infra-estrutura). Essas arquiteturas descentralizadas podem, por sua vez, afetar como as mesmas pessoas se comportam (camada de interação).

A partir dessa visão unificada da Web, o programa de pesquisa do InWeb visa entender e explorar as várias redes de relacionamentos que constituem a Web, de forma a contribuir para melhorar a eficácia e a eficiência de seus serviços, principalmente serviços de disseminação de informação.

Comentários estão fechados.

Copyright © 2010 InWeb - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web - Todos os direitos reservados.
XHTML 1.1 OKXHTML 1.1 CSS 2.1 OKCSS 2.1 razz